![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNROrgdcQD5JPbs8kn_j5CE-AmFCpzBa4OJJW0LbF8yoXKPvQa6OUJ7aTi_4GKE4dW4OFfvfQHvuI_e5TNdLms9zHrnYkYhnvuarbpgo9p1vqaIOpcPFfipJEstKlqkWAO0m7aLiLUxjZp/s400/MulherFlor.jpg)
- procure fazer a higiene íntima somente com sabonetes neutros glicerinados. Eles não alteram o ph da pele, e portanto, não causam irritação da mucosa. Evite sabonetes que contêm hidratantes na sua composição. Eles são PÉSSIMOS para a vagina! Aconselho a fazer uso de 2 sabonetes. Um com hidratante para o corpo e outro neutro glicerinado para a higiene íntima.
- Evite o uso contínuo de sabonetes, talcos e desodorantes íntimos.
- Procure vestir-se com roupas arejadas e leves, que não apertem a área genital.
- Evite lavar a região íntima com muita frequência. Isto pode tirar a proteção natural e predispor ao aparecimento de irritações e infecções.
- Procure fazer uso de calcinhas de algodão. Evite a lycra, renda, poliéster e outros tecidos sintéticos.
- Se possível, durma sem calcinha, para que a região genital possa "respirar".
- Lave as peças íntimas com sabão neutro ou de coco. Evite sabão em pó, amaciantes ou água sanitária.
- Não crie o hábito de lavar a calcinha durante o banho, o que pode, pelo ambiente ser úmido e abafado, predispor ao aparecimento de fungos e bolores.
- Deixe suas peças íntimas secarem em lugar arejado e, se possível, ao sol.
- Procure passar com ferro quente os forros das calcinhas antes de usá-las.
- Evite passar muito tempo com biquínis molhados. Locais quentes, abafados e úmidos são um "prato cheio" para os fungos.
- Evite papel higiênico com muitas fragâncias. Eles podem irritar a pele.
- Os pêlos são uma proteção natural contra muitas bactérias, porém, procure mantê-los aparados para que não se tornem um ambiente agradável para que elas possam se proliferar. As secreções vaginais que eventualmente podem ficar retidas neles, ocasionam odores desagradáveis.
- Se você é adepta da depilação, certifique-se de que todo o material, inclusive a cera, sejam descartáveis.
- O uso de absorventes internos no período menstrual não é proibido, mas requer cuidados especiais com as trocas. Elas devem ser mais frequentes.
- Os absorventes externos devem ser trocados periodicamente, sempre acompanhados da higiene do local.
- Use preservativo nas relações sexuais. Se você é adepta do sexo anal, jamais o faça sem o uso de preservativo. Nunca permita a penetração anal e vaginal com o mesmo preservativo. Isso pode acarretar infecções vaginais por bactérias da flora intestinal.
- Sempre urine e higienize-se após todas as relações sexuais.
- O uso de protetores diários é controverso. Acredita-se que eles possam abafar ainda mais a região genital e facilitar a proliferação de fungos e bactérias.
- Se você faz uso de lubrificantes íntimos nas relações, fique atenta para que sejam somente à base de água. Não use lubrificantes à base de óleos ou vaselina.
- Mulheres que apresentam a mucosa vaginal mais seca, principalmente as que estão na menopausa, podem se beneficiar com cremes vaginais à base de hormônio. Procure seu médico para saber se há indicação para você.
Com cuidados simples você pode evitar o surgimento de infecções, odores desagradáveis ou outros desconfortos da região genital. Olhe para a sua genitália. Observe o aspecto e fique atenta para quaisquer mudanças. Procure seu ginecologista periodicamente e faça regularmente toda a rotina de prevenção. Não tenha receio ou vergonha de tirar suas dúvidas e expor seus problemas para o seu médico de confiança. A região íntima faz parte do seu corpo e deve, portanto, ser olhada e tratada com todo o carinho, cuidado e atenção.
Gostaria de saber se posso contrair miíase por deixar minhas peças íntimas exposta a moscas, pois coloco ao sol na varanda da minha casa e frequentemente vejo moscas na varanda, o que faço pra me prevenir contra essa doença?
ResponderExcluir