Histeroscopia nada mais é do que uma endoscopia do útero. Vem do grego histero=útero, scopia=olhar dentro. Através desse exame podemos avaliar o canal cervical e também a cavidade uterina. É um procedimento feito no próprio consultório, tendo a vantagem de não requerer anestesia, nem internação. A paciente faz o exame e está pronta para ir para casa ou para o trabalho!
O exame é realizado pela introdução através da vagina, de uma fina óptica (histeroscópio) de diâmetro variando entre 2 e 4mm (imagine que essa óptica é mais fina do que uma caneta!!) que leva luz no seu interior, acoplada a um sistema que coloca CO2 ou Soro Fisiológico para distender a cavidade uterina e permitir a sua completa visualização. Essa óptica é acoplada a um sistema de microcâmera que leva a imagem para um monitor de TV permitindo assim a visualização com extrema nitidez da cavidade uterina, assim como do canal cervical. É como se você estivesse assistindo a um filme com zoom, onde você pode ver as imagens nos seus mínimos detalhes!
O exame é relativamente rápido, com duração em média de 5 a 10 minutos.
As principais indicações para esse exame são:
- pacientes com infertilidade (tentam engravidar e não conseguem)
- abortamento habitual
- controle pós abortamento
- sangramento menstrual excessivo
- espessamento de endométrio
- sangramento pós-menopausa
- presença de pólipos ou miomas sugeridos pelo ultrassom
- presença de aderências na cavidade uterina (sinéquias)
- suspeita de malformações uterinas
- câncer de endométrio (da camada que reveste o útero por dentro)
Após esse procedimento ambulatorial, uma vez feito o diagnóstico, seu médico poderá indicar uma Histeroscopia Cirúrgica para o tratamento das eventuais anormalidades encontradas. A Histeroscopia Cirúrgica deve ser feita em ambiente hospitalar, pois se utiliza um equipamento com um calibre um pouco maior, gerando mais desconforto, e portanto requer uma anestesia simples, como a sedação. O tempo máximo de internação dificilmente ultrapassa as 24 horas, e o risco de infecção é mínimo, além de não deixar cicatrizes externas. Com o surgimento da técnica, a partir dos anos 80, permitiu-se diagnosticar e tratar as patologias endometriais e endocervicais com muito mais precisão e com muito menos complicações.
UM POUCO DE HISTÓRIA - A primeira histeroscopia, realizada por Pantaleoni, data de 1869. Já em 1879 Nitze idealizou o primeiro histeroscópio usando os princípios modernos. Desde então, até a década de 70 vários foram os que contribuíram para o avanço da técnica. Em 1979, o francês Jacques Hamou idealiza o primeiro micro- histeroscópio com visão panorâmica e de contato e é desde então conhecido como o Pai da Histeroscopia Moderna. Na década de 90, o italiano Stefano Bettocchi idealizou um modelo de histeroscópio que permite a retirada em próprio consultório, sem anestesia e sem dor ou desconforto para a paciente, de pequenos pólipos, miomas, aderências ou sinéquias, e permitindo inclusive a esterilização definitiva das trompas, revolucionando a história da histeroscopia moderna.
Procure seu médico e informe-se dos outros benefícios que esse procedimento pode trazer para você. Seu ginecologista de confiança poderá saber se você é uma canditada ao exame e somente um médico qualificado e especializado em endoscopia ginecológica poderá realizá-lo em você. Seu útero agradece!
Muito interessante a matéria! A Ana Paula me passou seu Blog e sempre venho dar uma olhadinha para ver as novidades!Parabéns pelo Blog, um abraço,
ResponderExcluirEstela (Cascavel)
Estela,
ResponderExcluirque bom que você está gostando das matérias. Se você quiser alguma em especial é só me pedir.
Abraços
Boa tarde,
ResponderExcluirMInha mãe tem 74 anos e precisa fazer uma histeroscopia pois está com espessamento de endométrio, o exame não é feito pelo SUS, e o médico orçou em 8 mil reais. Gostaria de saber se há a possibilidade desse exame custar menos que isso.
Obrigada!
Oi! Sou Marinalda tenho mioma no útero. Posso tomar anticoncepcional
ResponderExcluirOi! Sou Marinalda tenho mioma no útero. Posso tomar anticoncepcional
ResponderExcluir