Quem sou eu

Minha foto
Médica Ginecologista e Obstetra com especialização em Endoscopia Ginecológica pelas Universidades de Padova e de Bari (Itália). adimenoli@hotmail.com/ Fone:(45)32242901 /Rua General Osório, 3161/ Cascavel/Pr. - Hospital Policlínica de Cascavel - Fone: (45)21011500

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Gravidez depois dos 35...



Queridas leitoras, finalmente estou postando esta matéria, com bastante atraso.
Muitas amigas esperavam há bastante tempo uma abordagem sobre o tema, já que na atualidade, com a mulher inserida no mercado de trabalho, muitas adiam a maternidadde para depois dos 35 anos quando já estão estabilizadas emocional e financeiramente.
Mas existem riscos na gravidez depois dos 35 anos? Devo adiar o sonho de ser mãe?
Bem, esta é uma pergunta difícil de se responder, mas do ponto de vista médico existem inúmeras complicações na gestação entre mulheres com mais de 35 anos, principalmente nas que engravidam pela primeira vez.

Complicações maternas:
A idade avançada é um fator de risco para muitas complicações durante o parto. Sabe-se que há um aumento significativo no risco de hipertensão arterial induzida pela gravidez, diabetes, macrossomia (fetos gigantes) entre esse grupo de mulheres, além de risco maior após o parto de trombose e edema de pulmão na mãe.

Hemorragia:
O risco de descolamento prematuro da placenta e placenta prévia (placenta com inserção mais baixa, que predispõe a hemorragia a até a morte do feto) é maior entre mulheres com mais de 35 anos.

Cesareana:
O risco de cesareana é duas vezes maior em mulheres com mais de 35 anos do que nas gestantes jovens. Isso se deve ao fato de que mulheres com mais de 35 anos têm mais complicações como hipertensão arterial e diabetes, além do que elas têm um risco maior de trabalho de parto prolongado, que não evoluem com sucesso.

Risco de Morte Materna:
O risco de morte materna é 4 vezes maior quando comparado com mulheres entre os 20 e 24 anos. Provavelmente as causas estejam ligadas às maiores complicações clínicas que surgem nas gestantes idosas.

Risco de Morte do Bebê:
Quanto maior a idade materna, menor é a chance da gravidez terminar com nascido vivo, sendo maior o número de natimortos (nascidos mortos) nesta população. O risco de aborto também aumenta com a idade. Além do que a mortalidade do lactente no 1° ano de vida é maior neste grupo.

Más- Formações Congênitas:
Esse seria o quadro mais dramático relacionado à gravidez em idade avançada. Para que você entenda melhor:
  • aos 20 anos 1 em cada 1.667 gestações têm risco para Sd. de Down
  • aos 30 anos 1 em cada 952 gestações têm risco para Sd. de Down
  • aos 35 anos, a chance sobe para 1 entre 378
  • aos 45 anos de cada 30 mulheres que engravidam, 1 terá Sd. Down
  • aos 49 anos a relação é de 1 para cada 11 gestações.

Portanto, o risco de malformações e síndromes é infinitamente maior em mulheres após os 35 anos.

A procriação tardia está relacionada com várias complicações que surgem inevitavelmente com o envelhecimento. Felizmente a maioria dos distúrbios pode ser identificada e tratada com sucesso. A gravidez após os 35 é cada vez mais comum em nossa sociedade. A mulher deve ser capaz de avaliar os riscos, ma não deve necessariamente temer o adiamento da procriação. É nesta fase da vida em que a mulher se sente mais completa emocionalmente e mais realizada profissionalmente, portanto, a escolha pela gravidez neste período, pode ser infinitamente prazerosa.

Um comentário: