Quem sou eu

Minha foto
Médica Ginecologista e Obstetra com especialização em Endoscopia Ginecológica pelas Universidades de Padova e de Bari (Itália). adimenoli@hotmail.com/ Fone:(45)32242901 /Rua General Osório, 3161/ Cascavel/Pr. - Hospital Policlínica de Cascavel - Fone: (45)21011500

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Acupuntura e Endometriose




Um artigo recente publicado no New England Journal of Medicine, cita a acupuntura como eficaz no tratamento da dor pélvica associada à endometriose.


A endometriose é uma doença ginecológica em que as células endometriais se implantam em áreas que não sejam a cavidade endometrial, como, por exemplo, nas trompas, nos ovários, na bexiga, e até mesmo no intestino. Estas células têm respostas hormonais similares às células da cavidade endometrial, levando a um quadro de dor pélvica e até de infertilidade. A dor geralmente é crônica e está associada com a dismenorréia (dor na menstruação). Estima-se que a endometriose afete quase 10% das mulheres em idade reprodutiva, 50% das mulheres com infertilidade e quase 60% das adolescentes com dor na região pélvica. Os tratamentos incluem cirurgia, contraceptivos orais e fármacos antiinflamatórios, dentre outros.


O artigo menciona a eficácia da acupuntura japonesa e estimulação elétrica transcutânea para o tratamento da dor associada à endometriose.



Fonte: Journal Pediatr Adolesc Gynecol 2008;21:247-257

2 comentários: