Quem sou eu

Minha foto
Médica Ginecologista e Obstetra com especialização em Endoscopia Ginecológica pelas Universidades de Padova e de Bari (Itália). adimenoli@hotmail.com/ Fone:(45)32242901 /Rua General Osório, 3161/ Cascavel/Pr. - Hospital Policlínica de Cascavel - Fone: (45)21011500

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

HPV e Exame de Papanicolaou (Colpocitologia Oncótica)



Queridas amigas, esta matéria traz as informações básicas para que vocês possam entender a importância de realizar o exame preventivo do câncer de colo e para que vocês saibam como proteger-se contra o Papiloma Vírus Humano ( famoso HPV), uma vez que este é o agente responsável por 100% dos cânceres da cérvix (colo uterino).
Não abordarei as possibilidades de tratamento, uma vez que cada caso merece uma avaliação especial para se propor uma conduta.
O termo Colpocitologia Oncótica, deriva do grego e do latim. Entenda o nome:
colpo (Kolpos)- "vagina"
cito -"célula"
logia- "estudo"
oncótica (do latim Cancer)- "carangueijo"

Portanto, é o Exame de Rastreamento para o Câncer de Colo do Útero, que estuda as células do colo, em busca de alterações que sugiram lesões pré-malignas, ou malignas (câncer). Pode também detectar lesões não malignas, tais como as verrugas genitais também causadas pelo HPV, herpes vírus, infecções genitais causadas por fungos ou bactérias, além de informações sobre os níveis hormonais, principalmente de estrogênio e progesterona.
A Colpocitologia Oncótica é também conhecida como "Preventivo Ginecológico" ou simplesmente "Exame de Papanicolaou". O termo "Exame de Papanicolaou" foi dado em homenagem ao grego Georgios Nicholas Papanikolaou (vide foto), nascido em 1883 e falecido em 1962, idealizador e pioneiro do exame para a detecção precoce do câncer de colo uterino. Ele observou que células malignas (que causam câncer) poderiam ser vistas através de um microscópio.

A IMPORTÂNCIA DA CITOLOGIA ONCÓTICA -
  • é o exame de rastreamento para o câncer de colo uterino
  • reduz em até 43% a incidência de câncer cervical
  • reduz em até 46% a mortalidade pelo câncer
  • alta especificidade (97-100%) para o câncer
  • tem baixo custo
  • é totalmente tolerável pelas pacientes
  • é facilmente aplicado a grandes populações
  • é um exame de triagem. Quando alterado, deve ser complementado com avaliação colposcópica e histológica.

QUEM DEVE FAZER O EXAME? Todas as mulheres que já iniciaram atividade sexual, em qualquer fase da vida. Muitas mulheres grávidas me perguntam se esse é um exame permitido durante a gravidez, e muitas têm receio em fazê-lo. As gestantes, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), DEVEM submeter-se ao preventivo ginecológico, incluindo a coleta endocervical cuidadosa(do canal do colo do útero), como parte da ROTINA de pré-natal, e não como uma opção. Portanto, exija esse direito do seu médico, faça seu pré-natal regularmente, cuide do seu corpo e tenha uma gravidez saudável, oferecendo ao seu bebê e a você todos os cuidados que estão disponíveis para garantir a vocês uma gestação segura!

INDICAÇÕES E ORIENTAÇÕES PARA A COLETA- A coleta deve ser feita anualmente em todas as mulheres com vida sexual ativa. Em países como a Itália, todas as empresas exigem o exame de Papanicolaou para que as mulheres possam ser contratadas. Recomenda-se a abstinência sexual, bem como o uso de cremes e duchas vaginais nos 2 dias que antecedem o exame. A coleta não deve ser feita no período menstrual. Em caso de pacientes com suspeita de infecção vaginal e corrimento, deve-se primeiramente tratar o corrimento para em seguida realizar a coleta. O exame da vagina e do colo do útero, consiste na introdução de um espéculo pelo canal vaginal. Deve-se retirar o excesso de secreção e muco e realizar a coleta com uma "escovinha" (cytobrush) das células do canal endocervical e em seguida, com uma espátula a coleta de células da ectocérvice (exterior do colo uterino). O material é transferido para uma lâmina ou para um meio líquido específico, e posteriormente encaminhado para o patologista, que dará o laudo do exame, em mais ou menos 2 dias.

O resultado do exame segue uma nomenclatura internacional, sendo a mais comumente utilizada a de BETHESDA 2001. Através dessa padronização, um resultado de exame colhido aqui no Brasil, por exemplo, terá a mesma representação de um exame realizado no Japão.

O resultado pode vir desde um exame normal, ou seja, negativo para células neoplásicas (que causam o câncer), ou com alterações causadas pelo HPV, que são lesões pré-malignas, até o carcinoma (câncer) propriamente dito. Somente seu médico ginecologista está apto para orientar a respeito do resultado do seu exame, e em caso de alteração, somente ele poderá lhe indicar o melhor tratamento.

O PAPILOMA VÍRUS HUMANO (HPV)

O HPV é um vírus sexualmente transmitido, que pode acometer mulheres de todas as faixas etárias, com vida sexual ativa. Múltiplos parceiros sexuais, ínicio precoce da atividade sexual, baixa escolaridade e renda, histórico de outras doenças sexualmente transmissíveis, além de infecção por Clamídia e HIV, são fatores de risco para a doença. Pode ser transmitido em qualquer contato sexual, inclusive nas práticas orais e no sexo anal. Além do câncer de colo uterino, o HPV também é responsável pelo câncer de ânus.

Para que você entenda melhor, compare o HPV ao vírus da gripe. Existem mais de 100 sorotipos diferentes do vírus e nem todos são capazes de induzir ao câncer da cérvix. Imagine que durante a vida, você pode adquirir gripe diversas vezes, mas nem sempre as manifestações da doença são iguais. Por exemplo, você pode adquirir um simples resfriado, que terá seu curso natural com evolução rápida para a cura, até uma influenza H1N1 ( gripe suína ), que pode ter evolução ruim, inclusive fatal em muitos casos. Com o HPV funciona mais ou menos assim. Você ao longo da vida pode se infectar por diversos sorotipos do vírus, sendo que a maioria deles têm um curso auto-limitado (infecção aparente em torno de 2 anos) e alguns poucos são os que evoluem para o câncer propriamente dito. Portanto nem todas as mulheres infectadas pelo vírus terão câncer, mas todas as mulheres com câncer são portadoras do vírus. Entendeu a diferença?

COMO PREVENIR-SE CONTRA O HPV- Não existe uma maneira de prevenir a infecção em 100%, mas alguns hábitos podem reduzir muito o risco de infecção. Reduzir o número de parceiros sexuais, usar preservativo em TODAS as relações sexuais, inclusive no sexo anal e nas práticas orais, não compartilhar objetos de uso íntimo e abster-se de manter relações com parceiros suspeitos de serem portadores do vírus ajudam a diminuir o risco de infecção. O uso de preservativo não anula o risco de contrair o vírus, uma vez que o restante da área genital exposta também pode ser via de transmissão da doença, mas provê uma proteção em torno de 80%.

A VACINA- Existe no mercado a vacina quadrivalente GARDASIL (Merck & Co) que dá 100% de proteção contra os sorotipos responsáveis por 70% dos cânceres de colo uterino. A vacina protege contra 4 subtipos dos vírus (6 e 11-responsáveis pelas verrugas genitais, famosas "cristas de galo", e contra os sorotipos 16 e 18-responsáveis pelo adenocarcinoma de colo). A vacina não é tratamento contra a doença, e não substitue o uso de preservativo, uma vez que são muitos os sorotipos que não são cobertos por ela. Recomenda-se a vacinação de mulheres antes do início da prática sexual, entre os 16 e 26 anos. Por enquanto, o SUS não preconizou esta vacina como parte do Programa Nacional de Vacinação, mas essa possibilidade já vem sendo estudada. Em países como a Inglaterra e Bélgica, o esquema vacinal é fornecido pelo governo e pode ser feito gratuitamente. O alto custo da vacina (em torno de 400 reais a dose, sendo que são necessárias 3 doses) não permite, por enquanto, a vacinação em massa no Brasil.

CURIOSIDADE- tamanha a importância do problema, que o Prêmio Nobel de Medicina de 2008 pertence ao médico e pesquisador alemão Dr. Harald zur Hausen. Ele foi contra todos os dogmas ao provar que um vírus (HPV) poderia causar câncer.

Não há uma proteção 100% contra o HPV. O uso de preservativo pode diminuir muito o risco de infecção. Converse com o seu parceiro a respeito da importância de prevenir-se contra a doença. Os casos de câncer de pênis no Brasil vêm aumentando, o que mostra que os homens também têm que conscientizar-se do problema. Procure seu médico ginecologista, faça sua rotina anualmente. Exerça esse direito. Mostre que você ama seu corpo.

Um comentário: