Quem sou eu

Minha foto
Médica Ginecologista e Obstetra com especialização em Endoscopia Ginecológica pelas Universidades de Padova e de Bari (Itália). adimenoli@hotmail.com/ Fone:(45)32242901 /Rua General Osório, 3161/ Cascavel/Pr. - Hospital Policlínica de Cascavel - Fone: (45)21011500

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mitos e Verdades sobre a Gestação

Hoje estou postando uma breve matéria sobre alguns mitos relacionados à gestação. Muitas de nós com certeza já ouviu uma história de alguma vizinha, colega ou até mesmo de algum familiar sobre algumas crendices relacionadas à gravidez e ao parto. Nas próximas semanas seguirão matérias relacionadas às doenças que podem ocorrer na gestação e algumas informações sobre o parto, para que vocês, futuras mamães, possam estar informadas e seguras de tudo o que pode acontecer nesse período mágico da vida!
Uma dúvida muito frequente de muitas gestantes diz respeito à sexualidade. Vamos, então, esclarecer algumas questões:
Transar machuca o bebê?
Não! Manter relações sexuais durante a gravidez não machuca de forma nenhuma o bebê. Pelo contrário! Momentos íntimos do casal fazem com que os pais se sintam mais próximos e felizes e isso pode ser sentido pela criança dentro da barriga da futura mamãe.
Até quando posso manter relações sexuais na gravidez?
Não há uma regra. Transar é permitido durante toda a gestação, até dias antes do parto, durante o período em que você se sentir disposta e confortável. Só não é permitido caso haja alguma contra-indicação médica. Pergunte para o seu médico. Ele poderá orientar-lhe a respeito.
Exercícios físicos são permitidos?
Atividades físicas sempre fazem bem à saúde! Se você é sedentária, inicie com exercícios leves, como caminhadas e hidroginástica, e vá aumentando o ritmo aos poucos, para que o esforço não prejudique o crescimento do bebê.
Exercícios físicos como alongamento ou yoga, por exemplo, fortalecem a musculatura da região perineal, o que ajuda na hora do parto.
Crie a rotina de caminhar pelo menos 40 minutos por dia. Isso ajudará a diminuir o inchaço da gravidez, principalmente no final da gestação.
Fumar e beber fazem mal para o bebê?
Sim! O fumo e o álcool são proibidos na gravidez. Eles interferem no desenvolvimento da placenta, o que faz com que o fluxo de sangue para o bebê seja prejudicado, e podendo, portanto, levar ao crescimento retardado do feto; além de poderam causar dependência química e síndrome de abstinência no recém-nascido.
Posso tingir os cabelos?
Sim, você pode tingir os cabelos. Espere passar o primeiro trimestre (até mais ou menos 16 semnas) e dê preferência aos tonalizantes sem chumbo ou amônia na sua composição. Alisamentos à base de formol devem ser evitados.
Preciso tomar vitaminas?
Sim! O uso de polivitamínicos é essencial durante toda a gestação. A gravidez predispõe a uma anemia, pois o volume de sangue materno fica mais diluído, e o bebê suga todas as vitaminas da mãe durante a gestação.
Mesmo após o parto, o uso de vitaminas contendo ferro é fundamental durante os 2 primeiros meses de amamentação. Isso fortalece a mãe e o bebê.
Quando vou sentir o bebê mexer?
A percepção da movimentação fetal varia de acordo com o tempo da gestação e com o número de filhos. Em mulheres que estão gestando pela primeira vez, essa sensação pode ser sentida inicialmente entre as 22 e 24 semanas (mais ou menos 6 meses). Já em mulheres que não estão na primeira gestação, a percepção se dá em torno das 18 semanas ( 4 meses e meio).
Após as 30 semanas, você deve anotar a movimentação fetal em um diário. Isso é MUITO importante, pois é através deste relato que seu médico pode deduzir se tudo está bem com seu bebê. Ele deve mexer 10 vezes durante o dia todo, OU, após o almoço e jantar espere 1 hora e deite com a barriga do lado esquerdo. Em 1 hora seu bebê deve mexer pelo menos 6 vezes. Do contrário procure seu médico imediatamente.
Apareceram hemorróidas, e agora?
Hemorróidas nada mais são do que varizes no ânus. Sim, é isso mesmo! As varizes podem estar nas pernas, no ânus, por dentro da barriga e até no útero.
A gestação, pela compressão progressiva dos vasos da pelve pela barriga crescendo, dificulta o retorno venoso e predispõe ao surgimento de varizes mais volumosas. No ânus essas varizes podem sangrar e causar muita dor. Se isto está acontecendo com você, procure sem médico para que ele possa lhe indicar o melhor tratamento.
Não se apavore! Após o parto, a tendência é de que a circulação, sem a compressão do útero sobre os vasos, melhore e as hemorróidas costumam desaparecer. Do contrário, procure um médico proctologista e ele saberá qual a melhor opção terapêutica para você.
A gestação é uma das melhores fases da vida da mulher. Aproveite cada momento, procure ter hábitos saudáveis, e procure fortalecer ainda mais os laços de união com seu parceiro. São muitas as mudanças no corpo e na vida da mulher. Você, futuro papai, procure estar sempre interessado e apoiando sua parceira.
Faça seu pré-natal regularmente, exerça esse direito para o seu bebê. A gravidez é um investimento... que não tem preço!

2 comentários:

  1. Adiléia!
    Estou adorando os artigos, parabéns pelo blog!
    Se couber nos próximos posts, vc pode abordar a gravidez perto dos 35 anos?
    Bjs,
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Oi Dra. Gostaria de saber sobre a diferença entre parto normal e a cesária.
    Beijos!

    ResponderExcluir