Quem sou eu

Minha foto
Médica Ginecologista e Obstetra com especialização em Endoscopia Ginecológica pelas Universidades de Padova e de Bari (Itália). adimenoli@hotmail.com/ Fone:(45)32242901 /Rua General Osório, 3161/ Cascavel/Pr. - Hospital Policlínica de Cascavel - Fone: (45)21011500

sábado, 17 de julho de 2010

Conheça alguns dos Métodos Contraceptivos

Hoje vou trazer uma matéria sobre os métodos contraceptivos que existem no mercado. Juntamente com o seu ginecologista, você poderá decidir qual o método mais indicado para você. E não se esqueça: nunca se automedique!

Aqui vai uma lista dos métodos disponíveis no mercado:


  • Injeção Anticoncepcional
  • Pílula anticoncepcional
  • Abstinência sexual
  • Adesivo anticoncepcional
  • Anel vaginal
  • Camisinha
  • Coito interrompido
  • Diafragma
  • DIU
  • Espermaticida
  • Implante anticoncepcional
  • Ligadura das Trompas
  • Vasectomia
  • Método do muco cervical
  • Tabelinha
  • Pílula do dia seguinte

A Injeção AnticoncepcionalDeve ser aplicada no glúteo, ou nádegas. É indicada para as mulheres que esquecem de tomar a pílula ou para quem tem que esconder o método contraceptivo. Tem a vantagem de ser aplicada 1 vez por mês. Agem da mesma forma que a pílula (vide matéria sobre como agem os anticoncepcionais).

Existe uma injeção que pode ser aplicada a cada 3 meses e que a mulher não menstrua. Tem a desvantagem de suspender a mentruação e de demorar um pouco mais para engravidar quando se suspende a injeção.E lembre-se: somente seu médico poderá indicar o método mais adequado para você.

A Pílula AnticoncepcionalA pílula anticoncepcional é uma aliada na vida da mulher moderna, sendo que muitas mulheres não se imaginam mais viver sem ela. Você sabia que a pílula anticoncepcional protege contra o Câncer de Endométrio e Ovário? E que sua chance de engravidar, quando você toma a pílula CORRETAMENTE, é de 0,1%? Trocando em miúdos, de cada mil mulheres que tomam a pílula por ano, apenas uma engravidará. Mas cá entre nós, manter a disciplina não é fácil! Se você esquecer apenas 1 comprimido no mês a eficácia cai para 92%!

É verdade sim que a pílula pode interferir na libido da mulher. Muitas mulheres comparam o anticoncepcional a um balde de água fria! A pílula impede o pico de hormônio masculino no período da ovulação e reduz a quantidade de estrogênio, tornando a vagina mais seca. Se sentiu sem vontade de tirar o pijama? Acalme-se! Espere passar o período de adaptação de 3 meses e sinta se melhorou o desejo de transar. Se persistir, converse com seu médico ginecologista para que ele decida qual o método mais indicado para você.

Abstinência SexualÉ quando você não transa. Tem chance de 0% de falhar contra a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

Adesivo anticoncepcionalContém os mesmos hormônios que a maioria das pílulas existentes no mercado. Tem a vantagem de você não precisar lembrar de tomar a pílula todos os dias, pois eles são trocados toda semana. É só você colar na pele e pronto!

Anel vaginalÉ um pequeno anel de superfície lisa, não porosa que contém os mesmos hormônios da pílula anticoncepcional. É um método conveniente para quem não quer mostrar que está fazendo uso de um método contraceptivo. Tem a vantagem de ser colocado na vagina e de ser removido 1 vez por mês. Não intefere em nada na relação sexual, sendo que a mulher e o seu parceiro nem o sentem na hora da transa.

CamisinhaUsando a camisinha você está demonstrando respeito com seu próprio corpo e com o corpo do parceiro. É um método muito seguro, não só contra a gravidez, como contra as doenças sexualmente transmissíveis, se usado corretamente. A camisinha nada mais é do que a vestimenta que você deve usar na hora da transa. Deve ser utilizada em qualquer contato sexual , inclusive no sexo oral e anal, e não somente na hora da ejaculação (quando o parceiro goza). Não tenha vergonha, cuide do seu corpo, carregue você a camisinha e não espere que a iniciativa de usá-la parta sempre do seu parceiro. Também existe no mercado a camisinha feminina, que a própria mulher coloca dentro da vagina.

Coito interrompidoÉ o famoso "tirar fora" na hora da ejaculação. É um método muito pouco eficiente, tanto porque mesmo antes da ejaculação, o líquido que sai pelo pênis já contém espermatozóides que podem engravidar, tanto quanto porque muitas vezes o homem não consegue ter o controle da hora da ejaculação. Para "retardar" a ejaculação, muitos homens pensam, por exemplo, em um trem em alta velocidade ou contam até 100. Imagine se o cara erra na conta e o trem sai do trilho? Não se arrisque, use um método seguro!

DiafragmaÉ um pequeno anel recoberto por uma película de borracha que a mulher coloca sempre junto o espermaticida dentro da vagina. É um método discreto, pois só você saberá que está usando. Deve ser removido da vagina 12 horas após a relação sexual e tem grande durabilidade. Somente seu médico poderá indicá-lo para você.

DIU (Dispositivo Intra-Uterino)É uma peça de cobre recoberta com plástico que é colocada dentro do útero e que parece agir impedindo que os espermatóides cheguem até a trompa (canal por onde passam os óvulos e os espermatozóides). Por ser um método mais invasivo, exige que a mulher tenha parceiro fixo, para que se diminua o risco de infecção. É mais indicado para mulheres que já tiveram filhos, mas pacientes sem filhos também podem usá-lo em alguns casos em que haja contra-indicação a outros métodos contraceptivos. Tem a vantagem de durar de 5 a 10 anos. Os DIUs podem causar aumento do fluxo de sangue na mestruação e um pouco de cólica.Existem no mercado, DIUs à base de hormônio (levonorgestrel), que têm a vantagem de fazer com que a mulher não menstrue, com isso diminuindo as cólicas e o sangramento mestrual excessivo.Pergunte ao seu médico se esse método é indicado para você.

EspermaticidaSão sprays ou cremes que colocados dentro da vagina matam os espermatozóides. São menos seguros que a camisinha.

Implantes de hormôniosÉ um pequeno dispositivo que contém hormônio e que é colocado em baixo da pele da mulher. Tem duração de cerca de 3 anos e suspende a menstruação na maioria das vezes.

Ligadura das trompasÉ um método irreversível.Deve ser feito na hora certa, quando o casal tiver plena certeza de que não quer ter filhos nunca mais.

VasectomiaÉ o fechamento dos canais deferentes do homem, canal esse que leva os espermatozóides para os testículos. O homem continua tendo ejaculação, porém sem espermatozóides. É um método feito com anestesia local, em consultório, indicado para homens que não querem ter mais filhos pois é irreversível. Hoje em dia é possível a reversão, porém nem sempre ela é possível ou bem sucedida.
Não interfere na masculinidade do homem e, portanto, não torna o parceiro brocha.

Muco cervicalConsiste em a mulher observar a saída de muco (catarro) de dentro da vagina. Recomenda-se evitar relações durante esse período e até 3 dias após o muco ter sumido completamente. É um método pouco eficiente, indicado para mulheres com parceiro fixo.

TabelinhaConsiste no cálculo do provável dia da ovulação. Não deve ser usado como método contraceptivo e sim, como orientação dos dias férteis para quem quer engravidar. Para um ciclo de 30 dias, recomenda-se, como método contraceptivo, não manter relações sexuais entre o dia 10 e 19 do ciclo, considerando que o dia 1 é sempre o primeiro dia da menstruação.

Pílula do dia seguinteComo o próprio nome já diz, é um método de emergência, que deve ser orientado por um profissional médico. Por essas razões, não irei discutir suas indicações.

Converse com seu médico! Somente ele poderá indicar o método mais adequado para você. E lembre-se de que o único método que protege você contra as doenças sexualmente transmissíveis é a Camisinha. Portanto, use-a em todas as relações sexuais. Seu corpo agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário