Quem sou eu

Minha foto
Médica Ginecologista e Obstetra com especialização em Endoscopia Ginecológica pelas Universidades de Padova e de Bari (Itália). adimenoli@hotmail.com/ Fone:(45)32242901 /Rua General Osório, 3161/ Cascavel/Pr. - Hospital Policlínica de Cascavel - Fone: (45)21011500

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mitos x Mioma

Hoje vou falar um pouquinho para vocês sobre os miomas. Com certeza, muitas de vocês, minhas queridas leitoras, já ouviram falar ou até mesmo já se depararam com esse problema. Irei abordar o tema, procurando dismistificar a doença e orientando sobre qual a melhor conduta frente a um deles.
Você sabe o que são miomas?
Miomas são tumores benignos do útero, portanto não "viram" câncer, e que acometem pelo menos 20% das mulheres em idade reprodutiva. Acometem mais mulheres da raça negra, podendo chegar a um percentual de 50% nessa população.
Dependendo da sua localização, cada um recebe um nome diferente. São eles: subserosos- quando se localizam abaixo da camada serosa do útero (exterior do útero), intramurais- quando se localizam inteiramente no miométrio- na espessura da parede do útero, e submucosos- quando se localizam abaixo da camada mucosa -dentro da cavidade uterina(interior do útero). Eles podem também combinar seus componentes. Por exemplo: um mioma pode ser subseroso com componente intramural, ou intramural com componente submucoso.
SINTOMAS- Muitas mulheres são assintomáticas, ou seja, não têm sintoma nenhum. Dependendo da localização do mioma, a mulher pode sentir diversos sintomas, sendo que os mais comuns são:
Miomas Subserosos: comumente não causam sangramento, porque se localizam distantemente da cavidade uterina. Normalmente se manisfestam com queixas de dor, por comprimir estruturas vizinhas; e com o aumento do volume abdominal, especialmente nos miomas volumosos.
Miomas Intramurais: podem causar alterações no fluxo menstrual e aumentar o volume abdominal.
Miomas Submucosos: normalmente se manifestam com sangramento, seja aumentando o fluxo de sangue da menstruação, seja ocasionando um sangramento irregular, mesmo fora do período menstrual.
Podem também se manifestar com queixas de dor pélvica, cólica menstrual, dor nas relações sexuais, aumento da frequência do urinar, ou até mesmo pela exteriorização através da vagina de uma massa muscular (aspecto de um pedaço de carne), denominada mioma parido.

TRATAMENTO DOS MIOMAS Um aspecto importantíssimo que devemos levar em consideração antes de discutirmos a respeito dos tratamentos disponíveis, é de que devemos tratar a MULHER com mioma e não o MIOMA da mulher. Você percebeu a diferença? Precisamos levar em consideração diversos fatores para podermos indicar o melhor tratamento. Muitos médicos indicam a cirurgia de histerectomia (retirada do útero), como sendo a única opção de tratamento, e isso muitas vezes não é verdade!
Se ao ouvir do seu médico que você tem mioma e portanto, deve retirar seu útero, sugiro que faça a ele duas perguntas:
1) Por que está sendo indicada a retirada do útero?
2) Quais são as outras possibilidades de tratamento propostas?
Se uma das respostas for:
1) Seu útero não serve para mais nada, já deu filhos, agora só serve para dar câncer,
2) A preservação do seu útero é impossível,
3) Não existem outros tratamentos,
4) A histerectomia é a única solução para você (sem que sejam apresentados os outros tratamentos)
Então sugiro a você que procure ouvir uma segunda opinião, onde poderá esclarecer-se sobre quais as outras opções de tratamento. Faça-se valer do seu direito de preservá-lo, de respeitar a sua feminilidade, e tudo o mais que seu útero possa significar para você.

Para podermos indicar o melhor tratamento, precisamos primeiramente OUVIR e entender quais são os desejos da mulher, e qual é a sua relação com seu útero. Se, por exemplo, uma paciente deseja engravidar, devemos procurar pelo tratamento mais conservador e menos invasivo possível, já se tratarmos de uma paciente ansiosa que receie que os miomas possam "virar" câncer, devemos tomar outra conduta, talvez menos conservadora.
Discuta com seu médico e cobre dele informações a respeito de tudo o que pode ser feito por você. A mulher moderna já não aceita imposições, e frases como, "você tem que retirar seu útero", podem ser de difícil aceitação.
Alguns dos tratamentos disponíveis no mercado são:
  • embolização dos miomas
  • miomectomia (retirada dos miomas com preservação do útero)
  • histerectomia (retirada do útero)
  • ablação por ultrassom focalizado ( EXABLATE)
  • histeroscopia
  • tratamento medicamentoso

EMBOLIZAÇÃO A essência da embolização está na interrupção do fluxo de sangue para os miomas. Com isso ocorre um infarto nos miomas e consequente degeneração, ocorrendo diminuição no volume dos tumores e principalmente diminuição de sangramento. O procedimento é feito sem cortes ou incisões, por via endovascular, através de um cateterismo da artéria femoral até a artéria uterina. São então depositadas micropartículas que se depositarão e interromperão o fluxo de sangue (alimento do mioma) para o tumor e levando, portanto, à sua degeneração.

MIOMECTOMIA É a retirada cirúrgica dos tumores, sendo esta a técnica mais antiga de tratamento dos miomas com a preservação da capacidade reprodutiva. Pode ser feita por via laparotômica (com corte na barriga), laparoscópica (por endoscopia) ou histeroscópica.

HISTERECTOMIA É a retirada do útero, podendo ser total (retira-se todo o corpo e colo uterino) ou subtotal (retira-se o corpo e mantém-se o colo), por via laparotômica ou laparoscópica. A primeira histerectomia por via laparoscópica data de 1989, e foi realizada pelo americano Harry Reich.

ABLAÇÃO POR ULTRASSOM FOCALIZADO (EXABLATE) É a mais nova opção de tratamento para a miomatose uterina. É uma técnica não invasiva, realizada por uma aparelho chamado EXABLATE. Consiste na emissão de ondas de ultrassom, que atravessam a pele, o tecido gorduroso e a camada muscular e que focam os miomas, aquecendo pontualmente diversas áreas dos tumores até uma temperatura de 80 graus, ocasionando a morte das células. O outro mecanismo é a ressonância magnética, que permite guiar os focos de ultrassom e monitorar as áreas já tratadas. O procedimento tem duração de 2 a 4 horas e é realizado sobre efeito de anestésicos endovenosos. O tempo de internação é de 12 horas e a volta às atividades normais ocorre em 2 a 3 dias.

HISTEROSCOPIA É a ressecção transvaginal dos miomas. Ver matéria sobre histeroscopia.

TRATAMENTO MEDICAMENTOSO É um dos mais difíceis a ser realizado. O tratamento baseia-se na concepção de que os miomas possuem receptores para dois tipos de hormônios, estrogênio e progesterona. Portanto, grande parte dessas medicações é hormonal. Os anticoncepcionais combinados de baixa dosagem (que contêm esses dois hormônios) mantêm um estado hormonal ligeiramente inferior ao estado fisiológico que se usados em pacientes com poucos sintomas podem retardar o crescimento dos tumores. Anticoncepcionais somente à base de progesterona podem ser um equívoco, uma vez que os miomas contêm receptores para progesterona que podem acelerar seu crescimento. Uma outra classe de medicações são os análogos do GnRH, que por bloquearem a produção de hormônios pelos ovários, produzem um estado semelhante à menopausa, por um hipoestrogenismo. Prevalece a falta de menstruação e uma redução significativa do volume dos miomas, porém possuem diversos efeitos colaterais, que limitam seu uso. A gestrinona é uma droga não-estrogênica e com potente ação anti-progesterona. Diminue o fluxo sanguíneo e consequentemente o volume dos tumores. Uma outra droga que vem tendo resultados promissores é o Mifepristone. Essa medicação é comercializada em diversos países como abortivo, e portanto, sua comercialização é, por enquanto, proibida no Brasil. Leva a um hipofluxo menstrual e à redução dos tumores em até 50%.

O diagnóstico da doença é feito pela entrevista com a paciente (anamnese), exame físico e exames complementares (ultrassom, tomografia, ressonância magnética, histersocopia), além de muitas vezes serem achados cirúrgicos, como nas laparoscopias (cirurgia minimamente invasiva em que o cirurgião através de uma óptica colocada no umbigo da paciente, consegue ver a cavidade abdominal nos mínimos detalhes).

TODOS OS MIOMAS DEVEM SER TRATADOS? Não, nem todos os miomas devem ser tratados. SOMENTE pacientes sintomáticas devem ser tratadas. Converse com seu médico e esclareça com ele sobre o melhor tratamento para você. Não hesite em pedir uma segunda opinião. O tratamento que serviu para uma amiga sua pode não servir para você. Por exemplo, trataremos diferentemente uma paciente em idade reprodutiva que deseja engravidar, de uma paciente com as mesmas características de mioma, no climatério.

Respeite seu corpo e sua feminilidade. Faça seu médico entender qual é a sua relação com seu útero. Através de uma boa conversa e com o entendimento do seu ginecologista sobre o que seu útero significa para você, ele poderá decidir qual o melhor caminho a seguir e qual o tratamento mais indicado para você.

43 comentários:

  1. Ótima postagem Dra. Adiléia.
    Fico feliz em saber que as mulheres tem, cada vez mais, informações seguras e confiáveis sobre os miomas uterinos na internet.
    E mais, fico ainda mais feliz em saber que o Portal do Mioma serviu como fonte para usa postagem.
    Fico a disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doutor Michel Zellaquett, um excelente médico!!!!!

      Excluir
  2. Bom dia, Dr.
    Então, eu fui a dois anos em ummédico e eleme disse que hoje em dia não precisa mais retirar o útero. Ele me indicou que colocasse um DIO que libere hormônios e diminuiria o tamanho do útero...isto é correto?
    O tamanho do útero,ou seja,o mioma está relacionado aos hormônios?
    O anticoncepcional diminui os miomas,já que são hormônios?

    Agradeço aoportunidade de tirar minhas dúvidas.
    Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Doutora! Fiquei feliz em encontrar seu blog e mais feliz ainda de saber que é de Londrina..rs..sou londrinense também, porém, moro em SP atualmente.

    Dra, possuo um mioma também. Ele é (para mim) grande, afinal 5,3 cm. O meu ginecologista indicou a retirada dele. É o único tratamento para este tamanho? Estou com muito medo, pois, ainda não tenho filhos...
    Um abraço e parabéns pelo blog e pela boa vontade de informar.

    ResponderExcluir
  4. olá gostaria de saber , de quanto em quanto tempo deve ser feito a transvaginal?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,
    Tenho 29 anos casada e sem filhos descobri que estou com 4 miomas o maior medindo 6,5cm o outro com 5,8cm e o útero globoso com volume aumentado.Sinto muitas dores abdominais muitas cólicas e minha mestruação vem uns 9 dias com muito fluxo.Gostaria de saber o que é utero globoso? e se o meu caso é nescessario uma cirurgia pois gostaria de ter filhos ainda por isso queria preservar meu útero.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  6. orlandia-farias@hotmail.com
    miomas impedem gerar filho?
    aguardo resposta

    ResponderExcluir
  7. Dra., adorei o seu blog. Por favor, preciso de sua ajuda. Minha mãe tem 67 anos e tem um mioma, que ela descobriu há mais de 10 anos. Todos os anos, ela fazia prevenção e os médicos diziam que o mioma tinha murchado, mas agora ela teve um sangramento muito forte. Será que o mioma voltou?? Por favor, me ajude. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Peso que pelo amor de Deus me ajude.
    minha menstruação esta atrasada a 30 dias e já fiz 4 testes de farmácia e um beta, todos deram negativos.
    Alem de não menstruar eu tenho dores abdominais, inchaço abdominal(como se tivesse um bola dentro de mim), muitos gases, dores fortes nas costas e nas pernas. o que mais me preocupa é a presença de um muco branco na minha calcinha que tem aparecido muito nos últimos dias.
    minha barriga esta grande como se eu estivesse com uns dois meses de gravidez e como eu sou magra aparece mais ainda.
    Eu estou desesperada, não sei mais o que fazer, meu namorado pensa que eu tenho alguma doença sexualmente transmissível.
    No meu posto de saúde não tem médico e eu não tenho condições de pagar um médico particular. Estou ficando louca, me ajude por favor!

    ResponderExcluir
  9. ola doutora , estou com mioma descobri a 5 meses a 4 tomo cerazette prescrito pela ginecologista pois meu fluxo estava muito com coágulos grandes, diminuiu muito ao tomar direto mais minha menstruação continua descendo, bem menos mais desce ficando um período maior como borra de café, a doutora quer que eu faça cirurgia pra retirada, estou preocupada ainda mais por que estou sentindo muita dor nas pernas e o pior, dores muito forte no peito me fazendo perder as forças não sei o que fazer mais me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  10. Tenho 25 Anos, recentemente engravidei e tenho uma filha de 1 ano e 5 meses...
    Uso anticoncepcional e antes de competar os 21 dias para fazer a pausa, comecei ter um sangramento pouco insignificante + ou - uns 10 dias, após começou a ficar mais intenso o fluxo passei a sentir algumas cólicas e derepente um dia me deparei com um pedaço de carne não eram coágulos de sangue + ou - como a palma da mão, fiquei assustada nunca havia acontecido, no dia seguinte outro pedaço, já faz 20 ou 25 dias que estou menstruando e o fluxo agora bem intenso, pensei que poderia ser alguma sujeira do parto?? embora já havia menstruado outras vezes após ter a bebe, mas normalmente por 4 dias nunca passei disso, o que pode ser??

    ResponderExcluir
  11. ola doutora..hoje é o segundo dia da minha menstruação e junto c ela saiu um pedaço de carne...pelo q eu pesquisei pode ser um pedaço do endometrio...sera que é isto mesmo?...desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  12. Boa noite dra. eu tenho miomas e estou tomando a tres meses cezarete e percebi que os miomas cresceram tem alguma relaçao com o remedio que estou tomando?

    ResponderExcluir
  13. ola boa noite,gostaria de saber se o remédio ferminil eh bom mesmo pois tomo a mesigyna e gostaria de saber se posso tomar .

    ResponderExcluir
  14. enviei um e-mail pra voce.doutora obrigada

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, tenho 29 anos e tenho mioma, e tem mes que fico sem menstruar, e normal?

    ResponderExcluir
  16. Boa Noite, foi detectado através do ultrassom 2 miomas, e o tamanho de útero de 273 , indicado cirurgia, porem ja passem em 3 médicos pq ja estou a 57 dias menstruada (baixo fluxo) mas nenhum remédio contem e com isso não consigo fazer os exames pré operatórios e específicos o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. GOSTARIA DE SABER SE O HORMONIO CERAZETTE E INDICADO PARA TRATAMENTO DE CISTOS NO ENDOMEDRIO E UTERO

    ResponderExcluir
  21. GOSTARIA DE SABER SE O HORMONIO CERAZETTE E INDICADO PARA TRATAMENTO DE CISTOS NO ENDOMEDRIO E UTERO

    ResponderExcluir
  22. Desde o dia 12 de maio tomo o Cerazet e não paro de menstruar já não aguento mais.

    ResponderExcluir
  23. Desde o dia 12 de maio tomo o Cerazet e não paro de menstruar já não aguento mais.

    ResponderExcluir
  24. Qual o melhor anticoncepcional pra quem tem mioma e com isso uma mestruaçao prolongada? (Quería regular ela)

    ResponderExcluir
  25. Qual o melhor anticoncepcional pra quem tem mioma e com isso uma mestruaçao prolongada? (Quería regular ela)

    ResponderExcluir
  26. Boa noite, tenho 34 anos estou sem menstruar a 1 ano e descobri a pouco tempo que estou com mioma, a baixa hormonais está relacionada ao mioma?
    Quero muito engravidar mas a minha ginecologista me disse que não seria possível, isso é verdade?
    Aguardo resposta,
    drikafcmoraes@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Tomo Elani 28. Ajuda no mioma grande? Menstruei o primeiro mês todo agora na segunda cartela está saindo um líquido branco, sem cheiro, tipo água, xixi. É normal?

    ResponderExcluir
  28. Tomo Elani 28. Ajuda no mioma grande? Menstruei o primeiro mês todo agora na segunda cartela está saindo um líquido branco, sem cheiro, tipo água, xixi. É normal?

    ResponderExcluir
  29. Eu estou com um mioma de 2,5cm e um cisto no ovário esquerdo, passei com o médico ele me receitou Elani 28, percebi que este remédio tem Progesterona+Estrogênio, fiquei um pouco apreensiva em tomar porque tenho varizes...Qual o risco se eu tomar?

    ResponderExcluir
  30. Eu estou com um mioma de 2,5cm e um cisto no ovário esquerdo, passei com o médico ele me receitou Elani 28, percebi que este remédio tem Progesterona+Estrogênio, fiquei um pouco apreensiva em tomar porque tenho varizes...Qual o risco se eu tomar?

    ResponderExcluir
  31. Oi doutora tenho mioma e estou fazendo tratamento com cerazette.. minha go pediu pra começar a tomar no primeiro dia da menstruação.. só que há faz 13 dias que estou tomando e ainda continuo menstruada claro que com um fluxo bem leve! isso é normal doutora?

    ResponderExcluir
  32. Olá Dr:Boa tarde eu á exatamente 4 meses estou sangrando sem parar com dores fortíssimas com coágulos de sangue intensos já passei por 3 médicos nenhum descobriu o q eu tinha fiz todos os exames necessários e nada até q passei muito mal e no hospital descobriu q eu tinha um mioma de 1,6 centímetros antes um dos médicos q passei alegou q no meu exame de progesterona baixa e me passou cicloprimogyna por 6 meses com pausa de 7 dias ok á a primeira caixa suspendeu o sangramento mas na pausa desceu muito mas forte e com cólicas q me fazem suar rola de dor então fiquei enternada foi quando descobriram o tal mioma á a médica mandou eu para com a medicação e tomar cerazete porém já tem 2 semana tomando não vejo nada de melhora pelo contrário não sei mas o q fazer si paro o cerazete e volto pro cicloprimogyna já não suporto mas isso dores e sangramento o que á a senhora me diz doutora a respeito me de uma solução nao aguento mas sofrer agradeço Boa tarde

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde! Doutor eu tenho mioma intra mural de 2,49x2,33mm já fui em 3 ginecologista a primeira de cara falou só remoção de tudo cirurgia, o segundo também o terceiro disse que não era o caso, devido eu está com 48 anos já pra fazer 49 em agosto e já estava com sintomas dá menopausa só que tive uma forte Hemorragia com muito coágulo, ele me passou ácido tranexamico tomo de 6 em 6 horas e a hemorragia parou mas continuo com pequeno sangramento, estou desorientada não quero remover meu útero quero um tratamento e não consegui, estou querendo i para o hospital de Ipanema pra ver se consigo pelo SUS pois não tenho condições

    ResponderExcluir
  34. Ola Dra Bom Dia
    Desde Stemebro/2016, venho tomando sem pausa Cerazette, mas estou a uma semana com sangramento que começou como um escape, mas agora com sangramento maior inclusive na urine e com cólica, somente consigo marcar Genecologista daqui uns dias, o que devo fazer, posso tomar algo para cessar. Mto Obg

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia meu nome é Márcia eu tenho um nódulo de um centímetro na parede do útero é um intramural tô tomando cerazette já tem 4 meses e ainda estou menstruando eu queria saber eu queria saber se é normal que que eu posso fazer para diminuir talvez se eu ficar sem tomar nada de anticoncepcional vai diminuir o nódulo?

    ResponderExcluir
  37. Bom dia, eu tenho uma dúvida: a minha mãe tem mioma e fez o tratamento com anticocepcional, só que ela entrou na menopausa e parou com os medicamentos. Ela marcou uma consulta com a médica dela, mas queria saber de antemão se mesmo na menopausa é preciso continuar se medicando? E ontem ao urinar pela manhã veio um pingo de sangue e isso deixou ela nervosa e receosa. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia, eu tenho uma dúvida: a minha mãe tem mioma e fez o tratamento com anticocepcional, só que ela entrou na menopausa e parou com os medicamentos. Ela marcou uma consulta com a médica dela, mas queria saber de antemão se mesmo na menopausa é preciso continuar se medicando? E ontem ao urinar pela manhã veio um pingo de sangue e isso deixou ela nervosa e receosa. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  39. Olá a todos, sou Ana Clara de São Paulo, nunca acreditei no feitiço até encontrar um homem chamado Dr.ebosele, que me ajudou a lançar um feitiço que traz de volta meu ex-amante que me deixou por um ano antes do nosso casamento, His feitiços funciona além da minha imaginação e hoje estou felizmente casado com um filho e eu e meu [ex-amante] agora marido estão muito felizes mais do que nunca, o que mais eu posso dizer em vez de dizer, obrigado Dr.ebosele por estar lá por Eu, entre em contato com ele agora, no número de detalhes da Whatsapp +2348147461232 ou envie um e-mail para dreboselesolutioncenter@hotmail.com, ele também pode ajudá-lo nos seguintes detalhes


    (1) Spell para proteção contra perigo
    (2) Spell para sonhos ruins.
    (3) Feitiço para amor do mesmo sexo
    (4) Feitiço para cura
    (5) Espetáculo para invisibilidade
    (6) Espetáculo para proteger suas riquezas e fama
    (7) Ervas para câncer
    (8) Feitiço para amor e relacionamento fortes
    (9) Ervas para fibróide
    (10 Ervas para vírus herpes simple ou qualquer outra doença
    (11) feitiço para a beleza
    (12 ervas para vih

    ResponderExcluir
  40. Ou meu nome e Eliane o meu médico disse que tenho que tirar o útero mas não me explicou só disse que já era pra ter tirado e me mandou tomar o Elano 28 durante 2meses para marca. A cirurgia e certo pode me responde boa noite

    ResponderExcluir